Big Mac e você

Aqui está o que comer um Big Mac faz ao seu corpo em uma hora

Fast food é incrivelmente conveniente e geralmente muito saboroso também, mas nem sempre é a melhor opção para reabastecer nossos corpos. No site de comparação Fast Food Menu Price, há um infográfico detalhado que mostra o efeito de comer uma das refeições rápidas mais icônicas de todos os tempos: o Big Mac do McDonald’s.

 

Nos primeiros 10 minutos, tudo corre de forma brilhante, pelo menos na superfície. Nossos cérebros foram programados para preferir alimentos com alto teor calórico (desculpe, quem está fazendo dieta) e o Big Mac fornece essas calorias em abundância – um Big Mac médio contém 540 calorias, o que aumenta o nível de açúcar no sangue. Produtos químicos para a sensação de bem-estar, como o neurotransmissor dopamina, são liberados no cérebro e você pode se pegar pensando: ‘Este é um hambúrguer saboroso.’



É a partir do ponto de 20-30 minutos que começa a descida. Os altos níveis de xarope de milho com frutose e sódio dentro do pão nos fazem desejar mais do mesmo (e, a longo prazo, isso pode levar à obesidade, diabetes e doenças cardíacas). Em seguida, o sódio – cerca de 970 miligramas dele – causa desidratação e começa a fazer os rins e o coração trabalharem mais rápido. A pressão arterial sobe e você pode muito bem se sentir tentado por um McFlurry ou uma torta de maçã.



De acordo com o infográfico, na marca de 40 minutos, o corpo provavelmente ainda estará desejando tipos semelhantes de comida: perder o controle dos níveis de açúcar no sangue faz com que junk food (como uma barra de chocolate) pareça ainda mais atraente do que normalmente. O trato gastrointestinal absorve muito rapidamente o alto volume de xarope de frutose de milho que mencionamos anteriormente, aumentando ainda mais a dor de fome.



De 50 a 60 minutos, o período de digestão lenta começa para valer. Os alimentos geralmente levam de 24 a 72 horas para serem digeridos, mas a gordura e a gordura trans dentro de um Big Mac significam que o tempo de digestão do hambúrguer exclusivo do McDonald’s pode facilmente ultrapassar três dias. ‘Se você quiser desfrutar de um Big Mac, tente mantê-lo um evento ocasional’, é o conselho do Fast Food Menu Price. Os ingredientes podem causar sérios danos ao seu corpo, especialmente ao consumi-los regularmente.



O infográfico foi elaborado usando dados do próprio site do McDonald’s, bem como artigos da LiveStrong, Blood Pressure UK e FoodMatters. O próprio McDonald’s não recomenda viver apenas com uma dieta de Big Mac e batatas fritas – trate-os como uma guloseima ocasional, em vez de uma refeição regular e você ficará bem (na verdade, em pequenas doses eles podem ser bons para você). Pelo menos agora você sabe exatamente o que está fazendo para seu corpo.

DAVID NIELD 23 DE SETEMBRO DE 2015

Fonte:

https://www.sciencealert.com/here-s-what-eating-a-big-mac-does-to-your-body-in-an-hour